A correlação entre a maturação progressiva das condutas humanas e a maturação neuropsicológica, não deve estar baseada na simples justaposição de sistemas neurológicos, pelos seguintes motivos:
O EXAME NEUROPSICOLÓGICO INFANTIL (localização dinâmica da função)
Finalidade
FASE IMPORTANTE DO EXAME
ATENÇÃO E VIGÍLIA
É o passo inicial do exame e deve durar por todo o percurso do processo de diagnóstico, porque a atenção e o nível de vigília determinam a capacidade do individuo de relacionar-se tanto consigo como com o ambiente e alterações nessa função afeta os processos mentais superiores.
Fonte: Avaliação neuropsicológica
- o que existe num certo período da evolução e as modificações cronológicas que se produzem como conseqüência;
- o que existe, desaparece, reaparece e volta a desaparecer em seqüências mais ou menos longas, e;
- o que evolui no sentido de progressão funcional sucessiva e que se elabora até adquirir uma certa forma mais ou menos definitiva, a partir da qual o processo se modifica por refinamentos ou modificações seqüenciais de funções ( R.O: é o que parece ocorrer no caso da esquizofrenia, por exemplo).
O EXAME NEUROPSICOLÓGICO INFANTIL (localização dinâmica da função)
Finalidade
- visa a apreciação integrada da personalidade,
- conclusão das funções afetivas, conativas e intelectivas que se encontram prejudicadas e correlacioná-las aos mecanismos neuro-anátomo-fisiológicos responsáveis pelas dificuldades apresentadas,
- estabelecer de forma clara o diagnóstico diferencial (aspectos prioritariamente afetados) e quais são os sintomas decorrentes e secundários,
- aclopamento do diagnóstico ao planejamento terapêutico ou reeducativo.
FASE IMPORTANTE DO EXAME
- anamnese com os pais e a criança (possibilitará o confronto posterior entre os dados colhidos e a observação que se fez deles). A observação consistirá principalmente no grau de consciência que cada um tem a respeito das dificuldades.
- outras fontes de observação: materiais como álbum de foto ou do diário do bebê podem ser úteis, bem como dos cadernos escolares e do comportamento interpessoal do paciente no ambiente familiar e extra-familiar.
ATENÇÃO E VIGÍLIA
É o passo inicial do exame e deve durar por todo o percurso do processo de diagnóstico, porque a atenção e o nível de vigília determinam a capacidade do individuo de relacionar-se tanto consigo como com o ambiente e alterações nessa função afeta os processos mentais superiores.
Fonte: Avaliação neuropsicológica
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