quinta-feira, 8 de abril de 2010

ATENÇÃO


A atenção é o meio pelo qual processamos ativamente uma quantidade limitada de informação a partir da enorme quantidade disponível através de nossos sentidos, de nossas memórias armazenadas e de nossos outros processos cognitivos. E inclui processos conscientes e inconscientes.

A consciência inclui o sentimento de percepção consciente e o conteúdo da consciência, parte do qual pode estar sob o foco da atenção.


Logo, a atenção e a consciência formam dois conjuntos sobrepostos.


A atenção consciente serve a três propósitos ao cumprir um papel causal na cognição:
• ajuda a monitorar a interação com o ambiente,
• ajuda a relacionar passado (memórias), presente (sensações) para que se tenha um sentido de continuidade da experiência, e
• ajuda a controlar e a planejar ações futuras.
Ao trabalhar com a atenção em laboratório dois conceitos devem ser considerados na apuração dos dados: a habituação e a adaptação.


A habituação está relacionada a acostumarmo-nos com um estímulo, de forma que, aos poucos, passemos a prestar cada vez menos atenção a ele. A contrapartida da habituação é a desabituação, na qual uma mudança em um estímulo conhecido leva-nos a começar a notá-lo outra vez. Ambos os processos ocorrem de modo automático, sem envolver o esforço consciente.


A habituação é um fenômeno de atenção que difere do fenômeno fisiológico da adaptação sensorial. A adaptação sensorial é uma diminuição da atenção a um estímulo que não seja objeto de controle consciente. Ela ocorre diretamente no órgão sensorial, e não no cérebro.


É possível observar a habituação acontecendo no nível psicológico ao medir o grau de excitação. A excitação é um grau de agitação fisiológica, é a capacidade de resposta a prontidão para a ação, em relação a uma condição inicial. A excitação costuma ser medida em termos de batimentos cardíacos, pressão sangüínea, padrões de eletroencefalograma (ECG) e outros sinais fisiológicos.


Quando um estímulo visual constante permanece no nosso campo visual por muito tempo, a atividade neural em resposta a esse estímulo diminui, da mesma forma que outras respostas fisiológicas.


Há três funções principais da atenção consciente a detecção de sinais, a atenção seletiva e a atenção dividida.
• a detecção de sinais é a identificação do surgimento de um estímulo específico,
• a atenção seletiva é o foco da atenção a alguns estímulos em detrimentos de outros estímulos,
• a atenção dividida é o direcionamento prudentemente dos recursos atentivos disponíveis para coordenar o desempenho em mais de uma tarefa de cada vez.


Posner (1995) identificou um sistema de atenção (rede de atenção) anterior no lobo frontal e um sistema de atenção posterior no lobo parietal. O sistema de atenção anterior é ativado cada vez mais durante tarefas que requerem consciência, sendo que também está envolvido na “atenção para a ação”. Quanto ao sistema de atenção posterior envolve o lobo parietal do córtex, uma porção do tálamo e algumas áreas do mesencéfalo relacionadas a movimentos dos olhos. Esse sistema tornar-se rigidamente ativado durante tarefas envolvendo atenção visual-espacial.


Uma forma alternativa de estudar a atenção no cérebro é tratar dos potenciais relacionados a eventos que indicam mudanças mínimas na atividade elétrica em resposta a vários estímulos. Desta forma, tanto as técnicas de PET como de ERP oferecem informações sobre a geografia (localização) da atividade cerebral e sobre a cronologia dos eventos no cérebro. A PET oferece maior resolução para localizações espaciais das funções cerebrais. Os ERP oferecem indicações muito mais sensíveis da cronologia das respostas. Desta forma, por meio de estudos com ERP, até mesmo respostas extremamente breves aos estímulos podem ser observadas.

Resumo extraído de
Robert J. Sternberg
em Psicologia Cognitiva – Atenção e consciência
Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 71-114

Nenhum comentário:

LIVROS DA ÁREA DE NEUROCIÊNCIA LIDOS EM 2009/2010

* Psicologia da Percepção - R. H. DAY
* Os Sete Pecados da Memória - como a mente esquece e lembra - DANIEL L. SCHACTER
* Mentes Inquietas - TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade - ANA BEATRIZ BARBOSA SILVA

LIVROS DE LITERATURA LIDOS EM 2009/2010

* Memórias do Subsolo - FIÓDOR DOSTOIÉVSKI

* Oráculos de Maio - ADÉLIA PRADO

* No Caminho de Swann - MARCEL PROUST

* Fantasma Sai de Cena - PHILIP ROTH

* Indignação - PHILIP ROTH

* Caim - SARAMAGO

* Recordações da Casa dos Mortos - FIÓDOR DOSTOIÉVSKI

* O Seminarista - RUBEM FONSECA

CONTADOR