quinta-feira, 8 de abril de 2010

O MOVIMENTO SACÁDICO E A SUA RELAÇÃO COM O CEREBELO


A pesquisa dos movimentos sacádicos ou sacadas é parte da bateria de testes da eletro-oculografia.


Sacádicos representam os movimentos oculares mais rápidos e nos capacitam a redirecionar nossa linha de visão. Eles incluem alterações voluntárias e involuntárias da fixação, a fase rápida do nistagmo optocinético, a fase REM (rapid eye moviments) que ocorre durante o sono e a componente rápida do nistagmo pós-calórico. Estão entre os movimentos oculares melhor conhecidos e estudados, sendo que possuem propriedades dinâmicas facilmente mensuráveis. Constituem uma via de estudo para o controle motor, cognição e memória. Além disso, são comumente usados em conjunto com outras tecnologias como métodos funcionais de diagnóstico por imagem e estimulação magnética transcraniana. Sacádicos voluntários em primatas estão diretamente ligados à presença de uma fóvea, uma vez que as imagens são mais bem visualizadas se localizadas nela. Assim não há a necessidade de movimentarmos a cabeça para visualizarmos uma imagem, se esta estiver localizada na fóvea. Três são os parâmetros mais relevantes na avaliação dos movimentos sacádicos: velocidade de pico, latência e acurácia.
• A velocidade de pico é a máxima velocidade que os olhos podem alcançar durante um movimento sacádico.
• A anormalidade de latência é a diferença de tempo entre a apresentação do alvo luminoso e o início de um sacádico. Anormalidades na latência incluem latência prolongada, latência encurtada e diferenças significativas entre as latências dos olhos direito e esquerdo. Tais anormalidades são observadas na presença de doenças neurodegenerativas.
• Latência é definida como o tempo decorrido entre a apresentação do alvo luminoso na barra de testes e o início do movimento sacádico do olho para encontrá-lo.
• A acurácia (precisão) sacádica é determinada pela comparação da posição do olho do paciente em relação à posição do alvo luminoso. Se o movimento sacádico do olho for além da posição do ponto luminoso, tem-se um sacádico hipermétrico ou uma dismetria do tipo overshoot. Se o movimento sacádico for menor que a posição do alvo luminoso, tem-se um sacádico hipométrico ou uma dismetria do tipo undershoot . Distúrbios cerebelares e doenças degenerativas do sistema nervoso central podem, às vezes, ser reveladas por meio de testes sacádicos, apesar de que o exame clínico é um método mais eficiente para se fazer este diagnóstico.


O cerebelo apresenta importantes conexões com o tronco cerebral e estruturas talâmicas que possuem função na geração das sacadas. O cerebelo calibra a amplitude do sacádico (vermis dorsal e núcleo fastigial), sendo que eles parecem controlar o tamanho do pulso do sacádico. O flóculo e talvez o paraflóculo parecem ser responsáveis pela combinação entre estímulo do sacádico e seu pulso. O cerebelo parece ser importante para o controle da acurácia sacádica e para a correção de alterações posição-dependentes nas propriedades mecânicas dos músculos oculares e tecidos orbitais.
• Lesões do córtex cerebelar em macacos podem provocar alterações nos sacádicos horizontais espontâneos.
• Cerebelectomias parciais e totais em macacos produzem sacádicos de todas as amplitudes e direções, mas o déficit principal nestes animais era que o pulso sacádico não era mais apropriado à movimentação do alvo.
• Lesões reversíveis provocadas pela implantação de probes no núcleo fastigial (probe medial) e no núcleo dentado (probe lateral) (macacos Cebus) em que os probes laterais foram estimulados não apresentou alteração da acurácia dos sacádicos horizontais e verticais, mas o calor transmitido através do probe medial provocou dismetrias, cujas magnitudes eram dependentes da posição do olho e da direção do sacádico.
• Hipótese de que o núcleo fastigial caudal do cerebelo tem a função de auxiliar na aceleração de sacádicos contralaterais e de desacelerar os sacádicos ipsilaterais.
• Pequenas lesões no vermis oculomotor do córtex cerebelar quanto a habilidade de execução e adaptação dos movimentos sacádicos dos olhos levam a uma hipometria inicial grosseira e a uma permanente abolição da capacidade de adaptação rápida para sacádicos na direção horizontal.
• Sacádicos para alvos estáticos e migratórios mostram que a aceleração sacádica em resposta a alvos móveis pode ser controlada pelo colículo superior, e as mudanças de desaceleração recebem um fino controle do cerebelo.

Conceitos extraídos a partir do trabalho de
José Aloysio Augusto Taban de Campos Netto & Fernando Colafêmina
em Movimentos sacádicos em indivíduos com alterações cerebelares
Brazilian Journal of Otorhinolaryngology 76 (1) janeiro/fevereiro 2010. p. 51-58

Nenhum comentário:

LIVROS DA ÁREA DE NEUROCIÊNCIA LIDOS EM 2009/2010

* Psicologia da Percepção - R. H. DAY
* Os Sete Pecados da Memória - como a mente esquece e lembra - DANIEL L. SCHACTER
* Mentes Inquietas - TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade - ANA BEATRIZ BARBOSA SILVA

LIVROS DE LITERATURA LIDOS EM 2009/2010

* Memórias do Subsolo - FIÓDOR DOSTOIÉVSKI

* Oráculos de Maio - ADÉLIA PRADO

* No Caminho de Swann - MARCEL PROUST

* Fantasma Sai de Cena - PHILIP ROTH

* Indignação - PHILIP ROTH

* Caim - SARAMAGO

* Recordações da Casa dos Mortos - FIÓDOR DOSTOIÉVSKI

* O Seminarista - RUBEM FONSECA

CONTADOR